O Google Ads pode ajudar empresas de todas as formas e tamanhos. Não importa se você está iniciando seu primeiro negócio ou administrando o departamento de marketing de uma empresa global — o Google Ads funciona. Empresas menores normalmente usam o Google Ads para gerar leads e vendas. Não importa se a pequena empresa é uma empresa de serviços ou uma empresa de comércio eletrônico, uma campanha do Google Ads bem executada pode ajudar a gerar leads e vendas para sua empresa imediatamente. Grandes empresas também usam o Google Ads para gerar leads e vendas, mas também podem usar uma campanha para gerar mais reconhecimento e impressões da marca ou conquistar participação de mercado de seus concorrentes.
O Google Ads pode ajudar todos os tipos de negócios. As empresas de comércio eletrônico usam anúncios PPC para impulsionar as vendas e, dependendo do seu nicho e das suas margens, eles podem ser bastante lucrativos. Você poderá ver exatamente quanto está gastando por clique, bem como quantos cliques são necessários para gerar uma conversão. Se você está gerando leads, o Google Ads é uma maneira instrumental de ganhar reconhecimento e colocar sua marca na frente de clientes e clientes em potencial. Contanto que sua empresa tenha um orçamento e a campanha publicitária esteja sendo executada corretamente, o Google Ads é para você!
As agências do Google Ads oferecem a configuração, execução e gerenciamento de suas campanhas do Google Ads. Eles irão configurar tudo para você e realizar todas as pesquisas necessárias. Muitas agências de anúncios do Google também terão sua equipe de redação profissional para escrever seus anúncios. A partir daí, a agência irá gerenciar e monitorar sua campanha — garantindo que tudo corra bem, mas o mais importante, buscando oportunidades para reduzir custos e aumentar cliques e conversões. Em essência, eles lidam com tudo!
Mas lembre-se, é importante estar ciente de que a maioria das agências de Google Ads oferecerá serviços com aparência semelhante, mas nem todas as agências podem fornecer resultados realmente excepcionais. Para garantir que você faça parceria com uma agência do Google Ads que possa fornecer resultados impressionantes, você precisa garantir que ela tenha uma vasta experiência na obtenção de resultados reais em seu setor. Certifique-se de pedir-lhes estudos de caso. Se a agência cuidar de tudo internamente, tiver uma equipe grande com vários departamentos e for um parceiro do Google, é provável que ela consiga gerenciar sua campanha com eficiência.
Os dados de rastreamento no Google Ads podem ser bastante precisos, o que significa que você pode observar as relações diretas entre os gastos de suas campanhas publicitárias e os resultados que elas estão gerando. A métrica mais simples a seguir são as conversões — se seus anúncios estão convertendo (seja gerando leads ou aumentando as vendas), é um bom sinal de que sua campanha está realmente funcionando! Mas não para por aí. Na verdade, leads e vendas são apenas uma parte da história quando se trata de decifrar se seus anúncios do Google estão realmente funcionando ou não.
Você também desejará seguir outras métricas, como impressões totais, cliques no site, conversões assistidas de CPC e, o mais importante, seu custo por clique. Outros fatores são mais difíceis de medir — por exemplo, e se alguém vir um dos seus anúncios do Google, mas depois pesquisar sua empresa no Instagram e converter lá? É por isso que é crucial conhecer seus KPIs e trabalhar com um especialista em PPC que ajude a entender a relação entre seus gastos com anúncios e os resultados que sua empresa está vendo.
Muitas pessoas pensam que escolher a agência certa do Google Ads é difícil, mas não precisa ser! Há algumas coisas para ficar de olho que lhe darão a confiança para saber se eles são ou não a agência para você. Primeira coisa — verifique seus comentários no Google. Essa é uma das maneiras mais fáceis de avaliar a eficiência de uma agência. Se eles entregarem resultados fantásticos e tratarem bem seus clientes, suas avaliações refletirão isso.
Segunda coisa — avalie o site da agência. Parece profissional? Parece moderno? Parece limpo? Se a agência não cuidar do seu próprio negócio, provavelmente não conseguirá cuidar do seu negócio. A partir daí, procure estudos de caso em seu site. A agência deve mostrar vários exemplos deles obtendo resultados excelentes para um de seus clientes. Também vale a pena verificar se eles fazem mais do que o Google Ads — então você pode ter uma única agência para lidar com todo o seu funil de marketing.
Quando feito corretamente, o gerenciamento de anúncios do Google pode trazer muitos benefícios para você e sua empresa. A vantagem mais aparente é a especialização. Ao trabalhar com uma agência, você está obtendo um departamento inteiro de ninjas de marketing digital com anos de experiência, obtendo resultados reais em uma variedade de setores. As agências têm grandes grupos de talentos de estrategistas, especialistas em tecnologia, mestres de PPC, redatores profissionais e muito mais. Trabalhar com uma agência significa ampliar o departamento de marketing da sua empresa!
Um benefício menos conhecido do gerenciamento de anúncios do Google é o custo. Comparado à contratação interna, trabalhar com uma agência pode ser altamente econômico. Para executar o Google Ads internamente, você precisaria contratar de dois a três funcionários em período integral e comprar assinaturas do software analítico de que eles precisariam. Contratar esse tipo de talento internamente também leva muito tempo e não há garantia de que eles permanecerão na sua empresa. Mas, em última análise, a melhor parte de trabalhar com uma agência de anúncios é que você não precisa se preocupar em executar nenhuma das campanhas publicitárias — você se senta, relaxa e assiste à agência trazer seus leads e vendas de negócios.
Quando se trata de Google Ads, leads e vendas são o nome do jogo! O Google Ads ajuda você a exibir seu produto e sua mensagem diretamente para as pessoas interessadas. Por exemplo, se você vende óculos de sol masculinos, pode segmentar a palavra “óculos de sol masculinos” no Google. Então, quando alguém digitar essa consulta no Google, provavelmente verá seu anúncio. Isso é ideal porque você não está tentando encontrar novos clientes no escuro — você pode segmentar pessoas que já pesquisam seus produtos e serviços.
Se você está procurando leads, o Google Ads também funciona muito bem. Digamos que você possua uma empresa de consultoria operacional. Ao segmentar a consulta ‘consultoria de operações’ e consultas semelhantes (‘consultoria de operações de manufatura’, ‘melhores empresas de consultoria de operações’ etc.), você pode garantir que seus anúncios do Google sejam exibidos diretamente às pessoas que estão procurando seus serviços exatos. Mesmo que o usuário não clique em seu anúncio, ele ainda poderá ver o nome da sua empresa, o que significa que você está aumentando a exposição da marca.
Ambos são certamente opções viáveis, e cada um tem seu próprio conjunto de prós e contras! A maioria das empresas que usam o Google Ads internamente o fazem porque não têm certeza se podem confiar em uma agência. Muitas empresas gostam da ideia de manter as coisas internamente, pensando que isso lhes dará mais controle e transparência durante todo o processo. Mas, embora isso possa parecer atraente, o custo de executar seus anúncios do Google internamente pode ser muito alto. Você terá que contratar de 2 a 3 especialistas, pagar-lhes um salário alto e garantir que eles tenham conhecimento e experiência suficientes para executar a campanha por conta própria.
Por outro lado, contratar uma agência para veicular seus anúncios é mais simples, mais econômico e normalmente gera melhores resultados. Isso ocorre porque as agências de anúncios do Google são especialistas em seu ofício. Eles executam várias campanhas de PPC para várias empresas em vários nichos, o que significa que eles têm a experiência necessária para garantir que seus anúncios estejam funcionando no nível ideal. As agências de marketing digital também são mais econômicas do que contratar sua própria equipe interna. Mas lembre-se, você tem que escolher a agência CERTA PARA O SEU NEGÓCIO — contratar uma agência barata é uma das maneiras mais seguras de desperdiçar todo o seu orçamento de marketing.
“Sua agência é um parceiro do Google?” — as melhores agências de anúncios do Google são aquelas certificadas. Isso significa que eles têm a experiência certa com a plataforma, executaram campanhas bem-sucedidas e seguem as melhores práticas do Google. “Posso ver o detalhamento real dos gastos?” — isso precisa ser um sim retumbante, caso contrário, a agência pode estar tentando enganá-lo. “Você já trabalhou com outras empresas do nosso setor?” — isso o ajudará a avaliar a experiência da agência em seu setor (não é crucial, mas pode ser útil).
“Qual é o tamanho da sua equipe?” — equipes menores podem não ser tão eficientes quanto equipes maiores. “Qual é o seu gasto mínimo mensal com anúncios?” — isso o ajudará a descobrir se a agência está ou não dentro do seu orçamento. E por fim, é sempre bom perguntar como estão estruturadas as taxas de administração. Algumas agências cobram uma taxa fixa mensal, outras cobram com base em seus gastos com anúncios. Ao fazer essas perguntas à agência no início do processo, você terá uma ideia muito melhor se vale a pena fazer parceria.